sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Nossa Escola ...

             Caracterização da escola

A escola municipal Aurelino Carneiro dos Santos,situada na rua A, s/n Conjunto 20 de abril , Ipirá – BA.
Esta unidade de ensino oferece o ensino de 08 anos (em processo de implantação do ensino de 09 nove anos ) .
A estrutura física da escola é composta de quatro salas de aulas uma secretaria uma sala dos professores dois banheiro um banheiro para portadores de necessidades especiais uma cozinha uma sala de leitura e um pátio no qual utilizamos para a pratica de atividades recreativas e pedagógica. O numero de funcionários é formado por 16 (dezesseis) funcionários sendo que ( nove são educadores uma diretora uma secretária um agente administrativo uma merendeira e três serviços gerais ).
Esta instituição se propõe a trabalhar o ensino de forma integradora norteada pelos princípios da cidadania e na preparação de seus educando para a pratica de seus objetivos.
A escola atende a uma comunidade de classe media baixa ,cujas famílias boa parte trabalham no centro da cidade a qual fica distante desse bairro e dificultando a presença de alguns pais na escola .Motivo qual a escola trabalhe alguns projetos em busca desses pais na escola.
Nesse sentido as intenções sociais de um moda geral e em particular os que ocorrem no ambiente escolar , vem sendo apontado como um caminha através do qual é possível desenvolver o processo de aprendizagem e desenvolvimento tornando mais produtivo o impacto no trajetória da vida do sujeito . E para que essa hipótese seja de moda responsável é necessário que nós educadores assegure-se das diferentes teorias que contribui para um trabalho destas caractristicas.

                                      Dados cadastrais da unidade escolar


Escola Mul. Aurelino Careiro dos Santos
Endereço Rua A Conjunto 20 de Abril
Telefones 75- 3254-2714
 Cadastro no MEC/Inep 292210
 Classificação IDEB 2,5 (2007)
Modalidades de ensino Fundamental Menor
Quantitativo de alunos 213 Alunos


Estrutura organizacional da escola

A escola conta com uma secretaria pequena mais bem equipada, onde trabalha a diretora cursista, 1 secretaria, tendo 9 professores, funcionando os 3 turnos, ou seja com fundamental menor e EJA.
 
Quadro de funcionários :
 
Sara Carvalho Gusmão da Silva - Diretora
Lediane Rebolças Moraes - Secretaria
Marilene Santos Araujo - Recreadora
Eliene Freitas Santos - professora
Gildeci Carneiro Santos - Professora
Edinolia Fernandes  - professora
Denise Cruz Santos - professora
Anabel Soares Souza - professora
Jacilda Ribeiro Santos - professora
Daniela Souza Nascimento - professora
Geni Maria de Jesus - Agente de limpeza
Edite Ribeiro  - Agente de limpeza
Daniel Pindobeira - Agente de limpeza
Maria jose Bispo - merendeira

Estrutura física da escola


A escola apresenta 213 alunos em sala bem arejada , laboratórios, área de lazer, cantina, sala dos professores, entre outros itens considerados relevantes. Incluir foto da fachada da unidade escolar.


Perfil dos estudantes


A comunidade de estudante da escola em estudo é uma comunidade muito pobre. São pessoas em sua grande maioria saíram da zona rural sem nenhum preparo para enfrentar a vida agitada da zona urbana .O padrão de moradia das famílias da comunidade escola é de pobreza faram construído algumas casa populares a qual algumas famílias moram , sua renda financeira é de mais ou menos um salário minimo , na sua grande maioria é de família desestruturada .No processo de ensino aprendizagem deixam muito desejar pois os responsáveis pelo aluno não dão o apoio necessária ao aluno na escola nem em casa e sempre estão se deslocando de lagar para outro em busca de qualidade de vida.

Perfil da comunidade de entorno

O bairro conta com os serviços de energia elétrica, água encanada, um grande numero de ruas calçadas, conta também com várias projetos sociais como: PET, CRAS, PRO JOVEN E DANÇAR A VIDA. Possui duas Escolas Municipais, sendo elas Aurelino Carneiro dos Santos ( a primeira fundada ) a principio atendia as classes de 1ª a 4ª série e atualmente atende apenas as classes de prontidão, 1º ano, 1ª série e 2ª série pelo fato de ter-se inaugurado anova Escola Mayana Crespo Piñeiro Fernandes que funciona atendendo a classe de 1ª a 5ª série com pretensão de se estender até a 8ª série, há também a Creche Beatriz Ferreira Lima, que atende as crianças de 3 a 5 anos.
O bairro 20 de Abril possui várias igrejas evangélicas e uma capela pertencente à Igreja Católica. O comercio do bairro se desenvolve gradativamente contando com um número razoável de mercadinho e bares. O bairro que esta em contante crescimento e necessita de investimento em obras de infraestrutura como: saneamento básico, complemento do calçamento, construção de um posto de saúde, área de lazer (quadra de esporte, parque infantil) que venham contribuir com a melhoria da qualidade de vida de seus moradores.








 CRONOGRAMA UNIFICADO 2010





Nenhum comentário:

Postar um comentário